Doenças mais comuns dos jabutis

0
11
Doenças mais comuns dos jabutis
Doenças mais comuns dos jabutis
Se você alimentar, cuidar da umidade e temperatura certa, dar banho de sol e cuidar bem de seu jabuti será muito raro a presença de alguma doença nele. 
Quando um Jabuti está em boa saúde ele come e bebe durante o dia ( a não ser que for filhote), fica sempre ativo e alerta, tem um casco firme e uniforme, não apresenta secreções nos olhos e no nariz.
Os sinais de Doenças são: a perda de apetite, secreções nos olhos e no nariz, manter os olhos fechados, a não ser que esteja dormindo, chiado na respiração, muco bocal ou nasal, sonolência em excesso, manter a cabeça inclinada para cima, perda de peso e imobilidade.
As Doenças mais comuns são:
A pneumonia: É causada por o animal estar exposto em uma temperatura abaixo do ideal, e seus sintomas, são apresentar a cabeça constantemente elevada e por secreção nasal.
Desprendimento dos Escudos Córneos da Carapaça: Que é causado pelo excesso de umidade e deixa o osso exposto e acarreta infecções por fungos e bactérias.
Avitaminose: É causada pela má alimentação do Jabuti e pode causar raquitismo e inchaço do globo ocular.
Descalcificação e alteração do formato do casco: Ocorre por conta de uma iluminação incorreta.
Diarreias: Ocorre por conta do excesso de mamão e alface na alimentação dos jabutis.
Corrosão do Plastrão: Ocorre por conta de solos abrasivos (ásperos), e pode acarretar a infecções.
Descalcificação: Pode ocorrer por falta de vitamina D e causa tremedeiras, casco mole e impossibilidade de deslocamento.
Pode ocorrer também o prolápso do reto e do pênis, que ocorre no mocho, ou a retenção dos ovos (nas fêmeas).
A causa de vitamina A, causa também olhos inchados e secreções, mas isso pode ser curado com uma dieta com bastante cenouras e suplemento vitamínico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here