Damasco, Como plantar? Qual o melhor adubo?

Damasco, Como plantar? Qual o melhor adubo?
O Damasco ou Damasqueiro é uma planta que pode ser cultivada na forma de árvore ou arbusto, dependendo de sua preferência. Ela gosta de muito sol e água com moderação, se adequando muito bem à climas temperados e à muitas regiões do Brasil. Por este motivo, o damasqueiro faz parde de uma das boas frutas para se plantar num pomar.
A plantação do damasco pode ser feita através de muda enxertada, semente ou a partir da muda, sendo este último o mais recomendável para a germinação da árvore. Ao comprar a sua muda, prefira por uma que tenha entre 2 e 3 anos de idade.
Para o cultivo do damasco, você deve escolher locais que possuem clima mais frio ou subtropical. Apesar do damasco preferir climas frios ele também se adéqua bem aos subtropicais, desde que o inverno não seja quente.
Além do clima, leve em consideração o espaço disponível. O damasco cresce de acordo com o espaço que ele tem pra isso, se quiser uma arvore maior e com mais frutos, plante-o próximo à uma parede para protegê-lo de geadas e ventos frios, que podem interferir na frutificação. Você deve plantá-lo cerca de 25cm de distância da parede.
Ao preparar o solo para plantar o damasco, saiba que ele deve ficar rico em nutrientes e ao mesmo tempo argiloso, fértil mas com PH levemente alcalino pois eles não se dão muito bem com solos arenosos. Você também deve evitar plantá-lo em lugares onde foram cultivados tomates, berinjelas, pimentas ou batatas pois estas plantas podem ser fontes de verticilose.
A época ideal para plantar o damasqueiro é durante o inverno ou começo da primavera. Depois que ele já estiver afirmado na terra, você pode colocar uma fina camada de adubo em volta de seu caule, assim como uma pequena quantidade de pó de osso ou cascas de ovo, sem deixar encostar no caule e sim apenas contorná-lo.
A rega do damasqueiro deve ser semanal e em grande quantidade, evitando exageros. É recomendável que os fertilizantes e adubos sejam utilizados, desde que sejam orgânicos, e aplicados perto do fim do inverno e durante o período de frutificação.
Dentro de 3 ou 4 anos é possível que o damasqueiro apresente os primeiros frutos, você deve protege-los de ventos frios e geadas.
A poda do damasqueiro é essencial para uma colheita com mais qualidade, por isso, você deve podar os galhos mais antigos ou mais fracos. A poda deve ser feita, no inverno ou começo da primavera.

Toda planta Necessita de um bom adubo, tem pessoas que gostam de adubos orgânicos e tem outras pessoas que gostam de adubos químicos compostos, veja qual você mais gosta, clicando abaixo:

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O ADUBO ORGÂNICO PARA O PÉ DE DAMASCO
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O ADUBO QUÍMICO COMPOSTO PARA O PÉ DE DAMASCO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *