Como treinar seu cão

Como treinar seu cão
1. Comece a treinar seu cão cedo. Cães velhos podem aprender truques novos, mas o que é ensinado cedo é, em geral, é aprendido de forma mais rápida e fácil. Além disso, nos cães mais velhos, existem mais maus hábitos a serem “desaprendidos”. Quando começamos a criar e treinar um cão, um grama de prevenção de problemas vale um quilo de cura! 
2. Treine seu cão gentil e humanamente, e sempre que possível, ensine-o usando métodos positivos e motivacionais. Mantenha as sessões de obediência otimistas, de forma que o processo de treinamento seja agradável para todas as partes envolvidas. Se treinar seu cão é maçante, reveja um pouco as coisas, e tente a abordagem de “treino brincadeira”: incorpore jogos construtivos e não competitivos (como “Vá achar”, “Esconder e achar”) em suas sessões de treinamento. 
3. Seu cão trata você como o ajudante da casa? Ele trata você como um ginásio humano quando você se senta na poltrona? Ele sobe na mesa? Pula nas visitas? Pede sua atenção aborrecendo-o até a morte? Ignora seus comandos? O modo como seu cão responde a você em casa afeta seu comportamento fora. Se seu cão não responde prontamente aos comandos em casa (onde as distrações são relativamente mínimas), ele certamente não responderá adequadamente a você fora de casa, onde ele será tentado por outros cães, pombos, passantes, comidas na calçada, etc. 
4. Evite dar comandos que você sabe que não pode forçar o cão a cumprir. Toda vez que você dá um comando que nem é cumprido e nem é forçado, seu cão aprende que os comandos são opcionais. 
5. Um comando deve ter igualmente uma resposta, então dê ao seu cão só um comando (dois no máximo) e então suavemente obrigue-o a cumpri-lo. A repetição de cantilenas de comandos faz seu cão sair (como que importunado) e ensina ao seu cão que os primeiros comandos são um “blefe”. Por exemplo, dizer ao seu cão “senta, senta, senta, senta”, não é uma forma eficiente ou efetiva de dar comandos. Simplesmente dê ao seu cão um único comando “senta” e gentilmente coloque ou atraia seu cão para a posição sentado, e então elogie ou premie.
 
6. Evite dar ao seu cão comandos combinados que são incompatíveis. Comandos combinados como “senta-deita” podem confundir seu cão. Usando este exemplo, diga senta ou deita. O Comando “senta-deita” simplesmente não existe. 
7. Quando der um comando ao seu cão, evite usar uma voz muito alta. Ainda que seu cão seja especialmente independente/não responsivo, seu tom de voz quando lançando um comando de obediência como “senta”, “deita” ou “fica”, deve ser calmo e autoritário, ao invés de severo ou alto. 
NOTA: Muitos donos reclamam que seus cães são “teimosos” ou que eles “se recusam a escutar” quanto recebem um comando. Antes de culpar o cão quando ele não responde a um comando, é preciso saber se: a) o cão sabe o que o dono deseja, b) ele sabe como cumprir, c) ele está sendo indiferente por medo, tensão ou confusão. 
8. Sempre que possível, use positivamente o nome do seu cão, ao invés de usá-lo em conjunção com reprimendas, advertências ou castigos. Seu cão deve confiar que quando ele ouve seu nome ou é chamado para você, acontecem coisas boas. Seu nome sempre deve ser uma palavra à qual ele responde com entusiasmo, nunca com hesitação ou medo. 
9. Corrija, ou melhor ainda, previna o mal comportamento, não castigando o cão. Ensinar e comunicar é tudo, não se vingue do seu cão. Se você toma uma posição de “você contra seu cão” com um “chicote”, você arruinará seu relacionamento, perdendo toda a alegria que um treinamento motivacional pode oferecer. Adicionalmente, a disciplina de “depois do fato” não funciona. 
10. Quando você treina um cão, seja elogiando ou corrigindo, uma boa noção de tempo é essencial. Tome o seguinte exemplo: Você preparou um prato de salgadinhos para um pequeno jantar, e os deixou no móvel da cozinha. Seu cão entra na cozinha e cheira os salgadinhos. Ele fareja, vê a comida e se prepara para saltar sobre ela. Este é o melhor, mais fácil e mais efetivo momento de corrigir seu cão: antes dele ter o mau comportamento, enquanto ele pensa em saltar sobre a comida. 
11. Freqüentemente, os donos reforçam o mal comportamento de seus cães, dando muita atenção (embora atenção negativa) quando eles se comportam mal. Desnecessário dizer, se seu cão recebe grande atenção e controle quando ele salta sobre você, o comportamento é reforçado, e provavelmente será repetido. 
12. Mantenha controle sobre sua raiva. Nunca treine seu cão quando você estiver aborrecido ou impaciente. Você nunca ganhará o respeito do seu cão gritando, batendo ou controlando-o de maneira severa. Além disso, estudos mostram que o medo e a tensão inibem o processo de aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *