Como educar um Gato

Como educar um Gato
Geralmente acredita-se que apenas os cães são capazes de responder de forma rápida ao treino oferecido pelos seus donos. É certo que têm uma certa vantagem, no entanto os gatos também são receptivos à educação e conhecem o seu nome assim como a ordem de chamar.
AO ABRIR OS OLHOS
O processo de socialização de um animal é determinante para o seu comportamento com os humanos. Por isso, é importante que inicies este processo quando o gato seja pequeno para que seja mais fácil.
A socialização dos gatos começa quando ainda fazem parte da camada e vá desenvolvendo junto à sua mãe os instintos básicos como comer, lamber-se, etc. Especialistas afirmas que o processo de socialização começar por volta das três semanas quando abrem os olhos e os ouvidos.
É a partir desse momento quando começam a explorar o mundo e a distinguir o rosto dos humanos e outros animais. Um gato que desde cedo mantem contacto com outros animais e com homens é, geralmente, ao chegar à fase adulta um gato bem socialmente.
O ideal é que adquiras o teu gato antes das sete semanas, pois é nesse período quando se formam os traços importantes do seu carácter. Lembra-te que a mudança de casa, será, em todos os casos, uma transformação brusca. Se o adoptares após esse período deves dar-lhe tempo para que conheça a sua nova casa, não tentes pressioná-lo pois causarás stress e poderá começar a ter medo de ti.
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
O desenvolvimento emocional depende da forma com que sejas capaz de desenvolvê-lo. Ao contrário de outros animais, esta etapa não conclui ao cumprir um ano de vida.
Para fortalecer a “personalidade” do teu gato convida os teus amigos a casa, para que o animal de estimação entre em contacto com pessoas estranhas e não tenhas nenhuma reacção menos boa se ele próprio não tiver uma boa reacção. É importante que entre em contacto com crianças (sempre debaixo de olho), pois por vezes é difícil fazer com que um gato e uma criança se entendam, devido à forma em que as crianças correm, gritam e tentam brincar com ele.
Também é prudente que o relaciones com cães. Assegura-te que o cão está bem treinado e não é agressivo. Caso contrário o efeito será nefasto. Da mesma forma, acostuma o teu gato a viajar de carro, para que as saídas ao veterinário ou a eventos que desejes levá-lo não sejam aterradores.
PACIÊNCIA
A paciência é uma palavra que não deves esquecer. E é que educar um animal, seja qual for a espécie, é sempre difícil e requer tempo. Tenta manter a calma quando o gato se assustar lembra-te que deves dar-lhe segurança e ser a pessoa pela qual ele se sente protegido.
Uma boa forma de estimulá-lo é premiando-lhe quando faça algo correctamente. Em caso de acções negativas, não arremetas contras ele ou poderás provocar-lhe stress, esses comportamentos irão desaparecendo com o tempo.
Para conseguir com que o gato reconheça qual é o seu nome, repete-o durante a refeição, por exemplo, quando fazes festas ou durante outros momentos agradáveis.
HIGIENE
Uma das preocupações das pessoas que possuem gatos e/ou cães é o estado do sofá. Se colocares um arranhador, desviarás a sua atenção para ele. Podes ensinar-lhe como arranhar o arranhador, movendo as suas patas da frente sobre ele. Outra estratégia para que se aproxime do arranhar é colocar erva-gateira para que tente subir ou colocar algum objecto chamativo.
Os gatos geralmente detestam água. É por isso que deves começar a familiarizá-lo com os banhos desde cedo, assim como a ser receptivos à escovagem e ao corte das unhas.
Também deves educar o teu gato a alimentar-se. Não se trata de ensinar-lhe a comer, isso geralmente o faz a sua mãe, mas sim de desenvolver-lhe o gosto pela comida que lhe proporcionas, assim evitarás que capture presas e as meta em casa.

RAÇÃO ORGÂNICA SUPER PREMIUM PARA GATOS FILHOTES

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *