CEBOLA , Como plantar? Qual o melhor adubo?

CEBOLA , Como plantar? Qual o melhor adubo?
Os primeiros registros do cultivo, encontrados no Egito, indicam que há mais de 4 mil anos a cebola (Allium cepa L.) faz parte da alimentação do ser humano. Um longo tempo para uma hortaliça que faz chorar quem a descasca e é ardida para quem a mastiga crua. Mas o realce que dá ao sabor dos mais variados pratos, nos quais é utilizada como tempero ou ingrediente, explica a longevidade conquistada no paladar dos consumidores. 
como-plantar-cebola-edicao-374-dezembro-2016 (Foto: )
Ao natural, frita ou assada, quando combinada com outros temperos, a cebola torna-se ingrediente perfeito para compor petiscos, lanches, saladas, sopas, tortas e diversas outras refeições. De uso versátil e aceita por todos os povos, a hortaliça tornou-se uma das mais cultivadas no planeta, estando presente em todos os cantos do mundo. 
A cultura ainda tem a seu favor a possibilidade de se desenvolver em qualquer lugar, desde que haja várias horas de luz diariamente. Condição essencial para a boa produção de cebola, o fotoperíodo do país oferece ambiente ideal para o plantio da hortaliça. Ao se afastar da linha do Equador, onde o dia dura por volta de 12 horas ao longo do ano, as horas de luz aumentam no verão e diminuem no inverno, estação que aqui é de curto prazo.
Embora a duração do dia seja o fator principal para indução, formação e maturação do bulbo da cebola, a temperatura interfere diretamente na evolução da planta. A hortaliça até é tolerante ao frio, porém, seu desenvolvimento ganha velocidade sob temperaturas mais elevadas, sendo a faixa de 20ºC a 25ºC adequada para as etapas de cultivo. Acima de 35ºC, no entanto, a bulbificação pode ser muito precoce, um inconveniente do plantio no verão brasileiro.
Em território nacional, grupos empresariais são responsáveis por boa parcela da produção de cebola. Mas a cultura ainda é caracterizada pela típica exploração de pequenos produtores, que, nos últimos anos, vêm adotando novas tecnologias e obtendo ganhos de produtividade.
O aprimoramento de técnicas no cultivo de cebola tem encontrado aqui um vasto campo de aplicação, graças aos novos materiais genéticos disponibilizados por instituições de pesquisa públicas e privadas. Um dos avanços da combinação de práticas mais modernas no sistema de plantio  tem sido o uso mais racional dos insumos, resultando na redução de custos da cultura milenar.
Conta-se que Cristóvão Colombo foi o responsável pela introdução do plantio da cebola no continente americano, desembarcando primeiro nas lavourasda região das ilhas caribenhas. Em solo brasileiro, o cultivo, iniciado pela colonização portuguesa, só teve expansão nos séculos XVIII e XIX, com a chegada dos imigrantes açorianos, que se fixaram na região de Rio Grande (RS) e Itajaí (SC). Dali, o plantio de cebola espalhou-se para outras partes do território nacional. 
Mãos à obra
>>> INÍCIO A escolha de cultivar depende das condições climáticas do local de plantio. As consideradas comerciais são classificadas em dois grupos: as de dias curtos, com pelo menos 12 horas de luz, e as de dias intermediários, com 13 ou mais horas de luz.
>>> AMBIENTE É um importante fator na produção de cebola, pois a formação dos bulbos da planta depende da disponibilidade do número de horas de luz diária e da temperatura local, que também exerce influência na emergência das plântulas até o crescimento completo das folhas. De modo geral, a bulbificação ocorre apenas em dias com duração acima de dez horas de luz.
como-plantar-cebola-edicao-374-dezembro-2016 (Foto: )
>>> PLANTIO Tem três métodos para escolher. Nasemeadura direta, é realizado em etapa única, distribuindo as sementes no local definitivo. Notransplante de mudas, primeiro semeie a cebola em canteiros ou recipientes próprios para produção, como bandejas; em seguida, quando as mudas estiverem com duas a três folhas, leve-as para o local de cultivo. Mais trabalhoso, o plantio por bulbinhos inicia-se pela semeadura densa em condições de fotoperíodo e temperatura crescentes. Após colher os bulbinhos, é preciso aguardar a quebra da dormência deles, o que demora cerca de 30 dias, para depois transferi-los para o local definitivo.
>> ESPAÇAMENTO Entre linhas, que facilita o manejo, e entre plantas deverá ser escolhido levando-se em consideração as recomendações técnicas para a cultivar e as condições locais. Em regiões ou épocas do ano sujeitas a alta umidade, adote espaçamentos mais amplos entre as plantas, ao passo que, em locais ou épocas de baixa umidade, os menores são mais adequados. Populações em torno de 500 mil plantas por hectare resultam, no geral, em bons rendimentos e bulbos de boa qualidade.
>>> CUIDADOS A cebola não tem muitos prejuízos com o ataque de insetos, ácaros e outras pragas, pois muitas delas são esporádicas e regionais. Se não controlados, no entanto, os tripes podem causar danos severos à cultura. A dica é acompanhar as etapas de produção e venda, como plantio no campo, pós-colheita, transporte, armazenamento e comercialização, nas quais algumas doenças se destacam.
>>> PRODUÇÃO Está pronta quando as cebolas tiverem amolecida a região do pseudocaule, também conhecido como pescoço, e houver o tombamento da parte aérea da planta sobre o solo, processo chamado estalo. A colheita é indicada, no entanto, assim que de 40% a 70% das folhas tornarem-se amarelecidas ou secas. A produtividade é maior quando as plantas são colhidas com as folhas totalmente secas, porém, as cebolas têm um prazo de prateleira menor.

Raio X

Solo: úmido
Clima: temperatura na faixa de 20 ºC a 25 ºC
Área mínima: uma cebola ocupa uma área de 15 centímetros quadrados
Colheita: de 100 a 180 dias após o início do plantio, dependendo de cultivar, local e época do ano
Custo: sementes convencionais são mais baratas que as híbridas, enquanto o uso de bulbinhos tem preço alto; há produtores que terceirizam a preparação de mudas com viveiristas

Toda planta Necessita de um bom adubo, tem pessoas que gostam de adubos orgânicos e tem outras pessoas que gostam de adubos químicos compostos, veja qual você mais gosta, clicando abaixo:

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O ADUBO ORGÂNICO PARA A PLANTAÇÃO DE CEBOLA
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O ADUBO QUÍMICO COMPOSTO PARA A PLANTAÇÃO DE CEBOLA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *