Catalunha tem 263 espécies de animais nativos ameaçados de extinção

Com o objetivo de proteger os animais em risco, a Generalitat publicou um catálogo da fauna selvagem nativa ameaçada da Catalunha, no qual conta com 263 espécies que estão risco de extinção. Especificadamente, o documento indica que 85 espécies estão ameaçadas, sob alto risco, e 178 são mais vulneráveis, com dificuldades a médio prazo. A Generalitat observa que a catalogação como ameaçada implica maior proteção; portanto, a administração deverá fornecer recursos para sua conservação.

As espécies em perigo de extinção têm pouca probabilidade de sobreviver se não houver alguma atitude, enquanto as mais vulneráveis correm risco de passar para a primeira categoria, caso não se adote medidas. Eles incluíram espécies com poucos indivíduos, embora sejam estáveis, mas com baixa capacidade reprodutora, assim como outras mais abundantes, mas localizadas.

O catálogo inclui 131 espécies que não gozam de proteção e outras 71 que aumentam o grau de preservação ao estarem mais ameaçadas. Também há outras 61 que foram listadas como ameaçadas no catálogo espanhol. As espécies e subespécies são classificadas em diversas categorias em função do seu estado de conservação e grau de ameaça.

Além disso, são estabelecidas previsões sobre as espécies em regime de proteção especial, elabora planos de recuperação e conservação, procedimento para reintroduzir espécies extintas, sempre seguindo as opiniões de expertos e instituições envolvidas.

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *