Características das aves jacamaraçu

A ariramba-de-cauda-ruiva é um pássaro de cores metálicas intensas que pertence à família Galbulidae. Está distribuído em diferentes países localizados na América Central e do Sul.

As aves jacamaraçu formam um grupo pertencente à família Galbulidae. Elas estão distribuídas por toda a zona tropical americana e são caracterizadas por suas cores marcantes.

Características gerais das aves jacamaraçu

As aves jacamaraçu são subdivididas em cinco gêneros diferentes: Galbacyrrhynchus, Brachygalba, Jacamaralcyon, Galbula Jacamerops. 

Em geral, são aves com um corpo esbelto que varia em tamanho, e existem exemplares pequenos e médios. Possui asas arredondadas, e seu bico alongado lhe permite capturar insetos durante o voo.

O tom da plumagem varia de acordo com as espécies. Elas podem exibir tons mais apagados ou, pelo contrário, tons chamativos.

Pode-se dizer que a espécie mais representativa dessa família faz parte do gênero Galbula e se chama Galbula ruficaudaTambém é conhecida como ariramba-de-cauda-ruiva.

Características da ariramba-de-cauda-ruiva

O Galbula ruficauda é um pássaro de cores vivas. Mais especificamente, costuma ser verde com tons avermelhados. Sua cauda é de uma tonalidade muito atrativa. Essa característica pode ter dado origem à denominação deste pássaro como ariramba-de-cauda-ruiva.

É possível ver que a parte externa e central da cauda é da mesma cor que as asas. As asas geralmente exibem uma bela cor verde metálica, enquanto o interior da cauda é de tonalidade avermelhada ou alaranjada.

A ariramba-de-cauda-ruiva mede entre 19 e 28 centímetros e pesa entre 18 e 28 gramas. Seu bico preto é consideravelmente longo e atinge um comprimento entre quatro e sete centímetros.

Este pássaro é magro e pequeno em tamanho, e é possível apreciar o dimorfismo sexual entre fêmeas e machos. Os machos têm uma garganta branca, enquanto as fêmeas, por outro lado, têm uma cor bege. Seu canto é um grito alto que surpreende a todos.

Também é possível diferenciar os exemplares adultos dos jovens. Normalmente, espécimes jovens têm uma cauda e bico menores e uma tonalidade mais opaca.

Habitat e distribuição

Galbula ruficauda está localizado em regiões arborizadas do neotrópico. Especificamente, é encontrado em terras novas ou em matas secas antigas.

Pode estar localizado em diferentes países, do México à Argentina, além da América Central, Colômbia, Equador, Venezuela, Brasil, Bolívia e Paraguai, entre outros.

Na Colômbia, está localizado 900 metros acima do nível do mar, na encosta do Pacífico. Por outro lado, não é encontrado até 1.300 metros no vale Magdalena.

Alimentação da ariramba-de-cauda-ruiva

Esta ave é predominantemente insetívora. Alimenta-se de espécies de diferentes ordens, como Lepidotera, Odonata, Isoptera, Hemiptera, Hymenoptera, Orthopthera ou Coleoptera, entre outras.

De acordo com a região em que o pássaro é encontrado, ele caça dependendo do número de exemplares das ordens que encontra. Por exemplo, na Costa Rica, observou-se que ele se alimenta principalmente de borboletas.

Pode-se dizer que o jacamaraçu é especializado na caça de presas voadoras. Entre esses tipos de presa, estão as borboletas e as libélulas.

Parece que quando ele caça a sua presa, ele a sacode e a bate contra os galhos. O objetivo de golpear a presa é para que ela perda as asas e fique incapaz de escapar.

Estado de conservação

Galbula ruficauda foi listado pela União Internacional para a Proteção da Natureza (IUCN) como uma ave de menor preocupação. Isso implica que este pássaro não corre o risco de desaparecer imediatamente.

No entanto, foi observado que, embora as populações não sejam severamente fragmentadas, o número de exemplares está diminuindo.

Entre as ameaças que podem estar influenciando o declínio de exemplares dessa espécie, podemos citar:

  • Pressão da caça.
  • Presença humana.
  • Perda do seu habitat.

Curiosidades sobre as aves jacamaraçu

Trata-se da espécie mais comum da família Galbulidae, com uma distribuição que começa na América Central e chega à América do Sul.

Pode-se observar um total de seis subespécies de Galbula ruficaudaGalbula ruficauda brevirostris, Galbula ruficauda heterogyna,  Galbula ruficauda melanogenia, Galbula ruficauda pallens, Galbula ruficauda pallens, Galbula ruficauda ruficauda, Galbula ruficauda rufoviridis.

O macho alimenta a fêmea durante todo o cortejo. Os dois membros do casal cavam juntos uma toca, que tem um ninho no centro. Após a postura dos ovos, o macho e a fêmea os incubam, trabalhando sempre em equipe.

Adubo para Grama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *