Caqui, como plantar ? qual é o melhor adubo?

Caqui, como plantar ? qual é o melhor adubo?

Se você gosta de caqui, Diospyros kaki, por que não planta um pé no seu quintal? O caqui é um fruto originário do oriente, muito rico em vitaminas e delicioso quando maduro.

No Brasil há algumas variedades de caqui que você pode plantar: são divididas entre os frutos taninosos – Giombô, Rama Forte e Taubaté – e os não taninosos – Chocolate, Fuyu e Jirô. As mais indicadas para o consumo e cultivo doméstico são as mudas enxertadas do caqui-chocolate e fuyu já que são variedades que não requerem a destanização do fruto (aquele sabor que trava a língua )

No jardim, o caquizeiro vai precisar de, no mínimo 12 m² de área, em local com boa insolação e protegido dos ventos fortes.

O ideal é você comprar uma muda enxertada, da variedade que escolher, em um viveiro de sua confiança. Faça uma cova grande, de 60X60X60 cm, encha-a com esterco orgânico ou químico composto. (No final desta matéria indicaremos onde comprar o melhor adubo para caqui).

Caso a sua terra seja ácida será necessário fazer a calagem, adição de calcário, para equilibrar o pH. Deixe descansar por 30 dias antes de colocar a nova muda. A muda deve ser tutorada – com um bambu ou cano de pvc, amarrado ao meio do caule, para que suba erecta.

Durante os 10 primeiros dias, regue sua muda de caqui sempre que não chover no dia. Depois desse prazo, a muda já deverá estar bem adaptada você poderá espaçar as regas, 2 a 3 vezes por semana, no tempo seco.

A muda enxertada do caquizeiro dará frutos 3 anos após ser plantada. Uma muda não enxertada demora até oito anos para começar a frutificar. Quando bem cuidado, o caquizeiro é produtivo por mais de 25 anos.

Depois de florir, o caquizeiro demorará de 170 a 200 dias para apresentar um fruto maduro em condições de ser comido. Deixe os frutos amadurecerem na árvore, para perderem o travo que lhes é natural.

Caso sua preferência seja plantar uma muda de caqui das variedades com mais tanino, quando colher os frutos mergulhe-os em álcool por 36 horas – este procedimento, a destaninização, retirará o travo do excesso de tanino, tornando o caqui mais agradável ao consumo.

O caqui é uma fruta rica em vitaminas A e E e que possui muitas propriedades medicinais.

Também é possível plantar caqui em vaso – mas, no vaso, pelo espaço reduzido, a planta crescerá pouco e dará poucos frutos. Outro uso do caqui é para bonsai – ficam muito bonitos.

Esta é uma planta rústica, de bela aparência, muito usada no paisagismo urbano.

Para produzir e desenvolver o Caqui precisa de um bom adubo, este adubo tem de ser usado tanto no plantio, como em adubações durante o ano, resultando no final em altíssima produção e resistência, conheça os melhores adubos:

Se você gosta de adubo orgânico para o pé de caqui, clique aqui e saiba mais

Se você gosta do adubo químico composto para o pé de caqui, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *