Nome Científico: Camoensia scandens
Sinonímia: Camoensia maxima, Giganthemum scandens
Nomes Populares: Camoensia,
Família: Fabaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Tropical
Origem: África, Angola, Camarões, Congo, Gabão, Golfo da Guiné
Altura: 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A camoensia é uma trepadeira volúvel, ornamental, de flores grandes e perfumadas, originária da região do Golfo da Guiné na África e ainda rara em cultivo. O nome do gênero, “Camoensia“, é uma homenagem ao poeta português Luís de Camões, que ficou conhecido pela epopeia nacionalista ‘Os Lusíadas’. Já o epiteto da espécie, “scandens“, se refere ao comportamento trepador da planta. A camoensia é uma trepadeira vigorosa e ramificada, com folhas escuras, pinadas, com folíolos elípticos e acuminados. Produz uma das maiores flores entre as Fabaceae (leguminosas). Suas flores surgem no final do verão e outono, e são de cor branca, com longos estames e pétalas de margens encrespadas e delineadas de marrom. Uma das pétalas é maior, dorsal e com uma faixa amarela no centro, enquanto as outras são longas e afiladas. O cálice das flores é tubular e tomentoso, de cor marrom.
Vigorosas e próprias para estruturas mais pesadas, como pérgolas e caramanchões, as camoensias adicionam exotismo e frescor ao jardim. Sua densa folhagem cria o ambiente perfeito para descansar sob a sombra no verão escaldante. As flores são um atrativo a parte. Incomuns, grandes e perfumadas, parecem que são o esboço de uma obra, devido ao delineado das flores. São rústicas e de baixa manutenção. É necessário porém remover o excesso de ramos que vão se sobrepondo densamente sobre o treliçado, para reduzir o peso sobre a estrutura, devolver o vigor à planta e melhorar seu aspecto.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo preferencialmente profundo e rico em matéria orgânica, irrigado a intervalos regulares. Planta tipicamente tropical, a camoensia não tolera frio intenso, geadas ou estiagem. Cultive em clima quente e úmido. Faça as podas de controle e limpeza logo após a floração. Multiplica-se por estacas e sementes.