Cacto-dedal – Mammillaria gracilis

  • por
Cacto-dedal – Mammillaria gracilis

Nome Científico: Mammillaria gracilis
Sinonímia: Mammillaria vetula, Cactus gracilis, Escobariopsis gracilis, Krainzia gracilis, Mammillaria fragilis
Nomes Populares: Cacto-dedal,
Família: Cactaceae
Categoria: Cactos e Suculentas, Folhagens
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, México
Altura: menos de 15 cm
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
O cacto-dedal é uma espécie suculenta, compacta, originária do México e da América Central, onde cresce em regiões áridas. O caule é do tipo cladódio, de formato colunar, cilíndrico e arredondado no topo. É de cor verde, e recoberto de espinhos brancos que entrelaçados se assemelham a uma renda. Estes espinhos não são perigosos, e permitem que se toque a planta sem se machucar. No topo dos cladódios crescem espinhos mais longos e de cor marrom.

Forma densos montículos achatados, através de brotamentos laterais a partir do cladódio inicial, que vão se espalhando sobre o solo. No entanto, a união entre os cladódios é extremamente frágil, e se desmonta ao menor toque. Assim é importante ter muito cuidado ao manusear a planta, evitando tocar os cladódios. No verão e outono produz pequenas flores de cor amarelo clara.

De crescimento lento, o cacto-dedal é bastante valorizado por colecionadores. Apesar de não ser raro, é difícil encontrar plantas grandes, unidas, uma vez que devido a fragilidade, esse cacto se separa facilmente.
Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em substrato próprio para cactos e suculentas, ou seja, bem drenável e mineral. Irrigue de maneira esparsa, molhando completamente o substrato e esperando que seque completamente entre as regas. Cultive em vasos rasos, sem pratinho e preferencialmente de plástico, para facilitar a drenagem. Pode ser cultivado dentro de casa, desde que próximo a uma janela que receba luz solar direta, de posição solar norte, leste ou oeste.

Tenha cuidado especial com o excesso de umidade, que rapidamente leva ao apodrecimento e morte do cacto-dedal. Tolera estiagem e temperaturas extremas, de calor de até -4º Celsius, mas proteja a planta de geadas. Mantenha o cacto dedal protegido de vibrações fortes, como os provocados por chuvas, impactos, esbarrões ou outros que possam separar seus cladódios acidentalmente. Multiplica-se facilmente por separação dos segmentos (cladódios), que se soltam ao menor toque. Coloque-os para enraizar respeitando a posição inicial. Pode ser multiplicado por sementes.

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *