Ainda que seja um mecanismo de defesa, vomitar não é legal e costuma ser motivo de preocupação entre os tutores. Dependendo da coloração, o desassossego pode ser ainda maior, como quando nos deparamos com um cachorro vomitando verde. Afinal, nessas situações, muitas vezes é difícil identificar a causa do problema.
De acordo com o Dr. Rafael Fonseca, médico-veterinário da Petz Piracicaba, a própria aparência geral do vômito pode servir de indicativo da origem do problema. “O aspecto do vômito pode auxiliar na identificação do órgão comprometido”, diz o especialista. “Além disso, ele também pode indicar se há outras alterações associadas”, completa.
Afinal, o que pode ser o vômito verde?
Conforme explica Rafael, há duas causas principais para cachorro vomitando verde. “Em geral, podemos associar o vômito verde de cachorro a quando ele tem acesso e acaba ingerindo grama ou outras plantas”. Assim, o organismo do cão pode reconhecer a substância como sendo nociva para ele, tentando expeli-la por meio dos vômitos.
Outra causa frequente para o vômito de cachorro verde são os problemas gastrointestinais. Nesse sentido, uma das responsáveis pela coloração atípica pode ser a bile. Produzida pelo fígado, essa substância armazenada pela vesícula biliar é composta por enzimas que ajudam na quebra de gorduras e facilitam a digestão.
Quando o cachorro passa muito tempo sem comer ou, ao contrário, come alimentos gordurosos de maneira exagerada, um desequilíbrio na liberação da substância amarelo-esverdeada pode acabar provocando refluxo ou vômitos biliosos.
Inflamações estomacais ou intestinais também podem estar associadas a cachorro vomitando verde, dado que o pus é liberado nesse sistema. Assim, é importante estar atento ao aspecto do vômito.
Muito cuidado com as plantas tóxicas!
Especialmente quando são filhotes, cães são animais muito curiosos. Por isso mesmo, não é raro que acabem ingerindo “alimentos” inusitados, como terra ou mesmo grama.
Sendo assim, quando o cachorro vomita verde, é esperado que o organismo do seu amigo tente expulsar a substância que não consegue digerir por meio de vômito esverdeado. Isso não necessariamente é uma emergência médica e é até bom que aconteça!
Mas é preciso estar atento à presença de outros sintomas mais graves. Isso porque algumas plantas bastante comuns em ambientes internos e externos são extremamente tóxicas para os cães. Entre elas, podemos citar:
- Comigo-ninguém-pode;
- Costela-de-Adão;
- Jiboia;
- Espada-de-São-Jorge;
- Bico-de-papagaio;
- Azaleia,
- Copo-de-leite.
Mais do que apenas indigestão, a intoxicação alimentar pode desencadear uma série de outros problemas, a depender da substância considerada tóxica. Além de vômito, são sinais de intoxicação alimentar pela ingestão de plantas:
- Salivação excessiva;
- Alteração da frequência cardíaca;
- Alteração da frequência respiratória;
- Dores abdominais;
- Diarreia com ou sem presença de sangue;
- Perda de coordenação motora;
- Lesões na região boca;
- Coceiras;
- Sangramentos;
- Perda de consciência,
- Tremores ou convulsões.
Ao constatar qualquer um desses sintomas, um médico-veterinário deverá ser consultado imediatamente. Tenha em mente que, dependendo da planta, a substância tóxica associada pode levar à falência dos órgãos ou até mesmo ao óbito.
O que fazer quando o pet está vomitando verde?
A primeira coisa a se fazer ao ver cachorro vomitando verde é observar o aspecto do vômito. Além do cachorro com vômito verde, quais são outras características do sintoma? Ele possui espuma branca? É possível identificar a presença de sangue? Há algum vestígio sólido? Qual parece ser a sua origem?
Observadas as características do vômito, é hora de tentar identificar rapidamente as possíveis causas. Nesse sentido, ao questionar “meu cachorro vomitou verde, o que eu faço?”, procure verificar pela casa se há algum sinal de vaso derrubado, lixeira remexida, plantas carcomidas, entre outros.
Em caso afirmativo, retenha a informação. Ela poderá ser muito útil para ajudar o veterinário a chegar no diagnóstico e na definição de um tratamento adequado. Portanto, caso, além do vômito, o pet apresentar outros sintomas graves, não perca tempo! Leve-o a uma clínica veterinária de pronto-atendimento com urgência.
Já nos casos em que o cachorro vomitando verde é esporádico e não está acompanhado de outros sintomas, pode ser que seja resultado de uma indigestão. Mesmo assim, não deixe de levar seu amigo para um check-up.