Cachorro com febre? Saiba o que fazer

De repente, seu cãozinho esperto, alegre e companheiro parece estar amuado, cansado e com tremores pelo corpo todo? Infelizmente, você pode estar diante de um cachorro com febre.

 

Quase tão comum em cães quanto em seres humanos, a febre é um sintoma comum a uma série de doenças. Por isso, ao suspeitar que a temperatura do cachorro está acima do normal, é importante procurar um veterinário a fim de identificar a causa do problema. A seguir, veja o que fazer para diminuir a febre.

O que pode causar a febre em cachorros?

Assim como a febre em seres humanos, a febre de cachorro também não é uma doença em si. Caracterizada pelo aumento da temperatura corporal média, ela é uma reação do organismo a alguma anomalia, auxiliando no combate a agentes agressores.

De acordo com o Dr. Caio Pereira, médico-veterinário da Petz, as causas mais comuns da febre em cachorro são as infecções. “Das mais leves às fatais, elas podem estar em qualquer parte do corpo, podendo ser causadas por bactérias, fungos ou vírus”, completa o especialista.

São exemplos de doenças que podem causar febre: gripe, otite, infecções urinárias, entre outras. Especialmente para os tutores de primeira viagem, Caio lembra que a vacinação também pode ter como reação uma febre transitória. A duração deve ser de até 48 horas após a aplicação.

Embora seja um problema temporário e de pouca gravidade, vale a pena conversar com o veterinário sobre a melhor maneira de garantir o bem-estar do pet! Lembrando que caso a febre canina tenha sintomas associados, o veterinário deverá ser consultado imediatamente!

O que fazer quando o cachorro está com febre?

Uma vez que a febre não é uma doença, mas um sintoma, não basta dar um remedinho para baixar a febre do cachorro. Mesmo que se trate de um problema temporário, é importante levar o pet ao veterinário a fim de identificar qualquer alteração.

Na verdade, conforme explica o Dr. Caio Pereira, a consulta com um profissional é importante até mesmo para confirmar a febre. Isso porque não é recomendado fazer o procedimento em casa.

Além de levar a resultados imprecisos, aferir a temperatura canina de maneira inadequada também é desconfortável e pode, inclusive, provocar lesões no cão.

As medidas recomendadas para o tratamento de um cachorro com febre dependem da origem do problema. Por exemplo, no caso da febre transitória decorrente da vacinação, o uso de um fármaco anti-térmico costuma ser suficiente para aliviar o pet.

Já quando a febre é secundária a alguma inflamação mais grave, como uma otite, o tratamento deve ser associado a outras medidas de combate à infecção. Nesse caso, remédio para cachorro com dor e febre é necessário, como o uso de antibióticos, antifúngicos, etc.

cachorro deitado na grama

Pode dar Dipirona para cachorro?

Alguns remédios bastante comuns nas “farmacinhas” caseiras de humanos, como o Paracetamol e o Ibuprofeno, são muito perigosos para os cães. Isso porque o fígado deles não é capaz de metabolizar essas substâncias da mesma maneira que o nosso.

“Há medicações da linha veterinária que substituem esses fármacos”, explica o Dr. Ítalo Cássio, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz.

Já outros medicamentos de uso em seres humanos, como a Dipirona, podem, sim, ser usados em cachorros. No entanto, para a segurança do seu amigo, é fundamental que qualquer fármaco seja administrado apenas sob recomendação veterinária, de preferência após uma consulta.

Segundo Ítalo, o uso de medicamentos de maneira equivocada — mesmo os de uso veterinário — pode provocar intoxicações e lesões medicamentosas.

cachorro vira-lata doente

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *