Brinquedos para aves: como escolher os melhores

Ativas, curiosas e muito inteligentes por natureza, para os pets voadores, é muito incomodo muito passar o dia todo sem estímulo nenhum, o que pode até deixá-las estressadas! Por isso mesmo, além da interação com o dono, também é muito importante oferecer alguns brinquedos para aves.

No entanto, não é qualquer objeto que pode ser colocado nas gaiolas e viveiros dos passarinhos. Para ajudá-los a escolherem os melhores acessórios de distração, preparamos algumas dicas. Saiba mais sobre o assunto.

Benefícios dos brinquedos para as aves

Não adianta achar que, por serem inteligentes, as aves domesticadas serão capazes de se divertir sozinhas. Até porque, com o pouco espaço da maior parte das gaiolas — o que já é um erro— muitas vezes elas mal conseguem se deslocar.

Sendo assim, na ausência de estímulos, é bem possível que elas fiquem paradas o dia inteiro, o que faz muito mal para sua saúde física e mental.

Já quando têm brinquedos, as aves se divertem! Além de saírem da monotonia, elas passam a se movimentar mais para brincar, gastando energia e desenvolvendo melhor sua musculatura.

Principais tipos de brinquedos disponíveis

Assim como nós, os pássaros também adoram ter variedade. Ainda mais no caso dos brinquedos, isso é importante porque cada um vai estimular determinada característica da ave. Conheça as principais opções:

  • Escadas: presas nas grades ou suspensas nos poleiros, as aves as utilizam principalmente para ficar trepadas nelas;
  • Balanços ou poleiros: além de adorarem se balançar neles, muitos desses brinquedos ainda possuem outras distrações, como cordinhas e materiais que elas possam descascar;
  • Cordas: podem incorporar diversas distrações, como local para pouso ou mesmo coisas para roer e descascar;
  • Discos ou chuveirinhos: possuem cordinhas com nós que são ótimos para pássaros pequenos, como as calopsitas, que se divertem ao tentar desatá-los,
  • Playground: são estruturas maiores que reúnem diversos tipos de brinquedos. Por serem grandes, os playgrounds para pássaros podem ser deixados fora da gaiola como um espaço de brincadeira para quando as aves estão livres pela casa.

Dicas para não errar na escolha

Tão importante quanto conhecer os tipos de brinquedo, é saber como escolher o certo para garantir tanto a saúde quanto o interesse das nossas aves. Para isso, aqui vão algumas dicas:

  • Prefira brinquedos feitos de materiais naturais, como madeira e sisal. Além de mais seguros, eles oferecem distrações a mais, como a possibilidade de serem descascados;
  • Verifique sempre se todos os materiais utilizados, incluindo a tinta, são atóxicos;
  • Escolha brinquedos do tamanho adequado ao seu pássaro. Além de se tornarem menos interessantes, brinquedos de tamanho inadequado podem ser perigosos. Por exemplo, brinquedos muito pequenos podem ter peças que podem ser engolidas pelos papagaios;
  • Não compre brinquedos de metais. Eles podem causar intoxicação,
  • Leve em conta o tamanho da gaiola. Mesmo com brinquedos dentro dela, o pássaro ainda deve ter espaço para se locomover.

Minha ave não liga para o brinquedo, o que fazer?

Pode ser que ela o esteja estranhando um pouco, o que ocorre principalmente com brinquedos muito grandes ou coloridos.

Uma dica é ir apresentando o brinquedo aos poucos, colocando-o na gaiola por pouco tempo, vendo como a ave se comporta, e depois tirando. Faça isso até ela se acostumar!

Agora que você já sabe como escolher, que tal contar com os melhores acessórios para viveiro de pássaros, inclusive um brinquedinho novo para a sua ave?

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *