O óleo de peixe é um suplemento natural e muito benéfico para os cães, mas você deve seguir as instruções do veterinário antes de administrá-lo.
O óleo de peixe é tão bom para os cães quanto falam? A verdade é que este é um dos alimentos mais benéficos para os nossos animais. Portanto, analisaremos os nutrientes que ele fornece e como devemos introduzi-lo em sua dieta.
Trata-se de uma fonte incomparável de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 provenientes de peixes ou mariscos. Por isso, é natural e é facilmente digerível pelo animal. Além disso, fornece uma quantidade muito maior de minerais do que qualquer alimento para cães.
Benefícios do óleo de peixe para cães
O óleo de peixe é bom para os cães em qualquer momento da vida, mas é especialmente recomendado para animais que passaram por alguma dificuldade física devido à desnutrição ou um período pós-operatório.
Com o óleo de peixe, os animais doentes recuperam rapidamente a energia e a força. Ele ajuda no crescimento dos filhotes mais fracos e fornece os nutrientes necessários para uma recuperação rápida.
Também é um complemento ideal para animais com problemas de pele ou artrite. Ajuda a manter o pelo macio e forte, o que diminui a perda do mesmo.
Estes são outros benefícios deste magnífico alimento:
- Foi demonstrado que possui um alto poder anticancerígeno, pois o ômega 3 pode ser capaz de atrasar a multiplicação das células cancerígenas.
- Estimula as funções cognitivas: o cérebro é um dos órgãos que mais se beneficia do ômega 3; reduz o envelhecimento cerebral e diminui a probabilidade de sofrer um derrame.
- Reduz os níveis de colesterol: os especialistas demonstraram que o óleo de peixe reduz o colesterol acumulado nas artérias dos cães, o que melhora a saúde cardiovascular e reduz a probabilidade de um ataque cardíaco.
- Poder anti-inflamatório natural: o consumo regular deste produto é capaz de reduzir a inflamação das articulações, o que melhora a vida diária do seu animal de estimação.
- Fortalece o sistema imunológico: o óleo de peixe para cães é um dos melhores amigos da imunidade dos nossos animais, pois melhora a sua força e proteção contra doenças.
- Fortalece os pelos e a pele: foi demonstrado que os animais que tomam este suplemento têm pelos mais saudáveis e fortes e evitam problemas de pele. Seu consumo também reduz a ocorrência de alergias.
- Evita a insuficiência renal: esta condição médica é uma das mais comuns em animais idosos. Com a ingestão desse tipo de óleo, os rins funcionam em plena capacidade.
A quantidade de óleo de peixe de que cada cão precisa dependerá de vários fatores, incluindo idade, peso, saúde e finalidade. De qualquer forma, o consumo deve ser sempre muito controlado. Se o suplemento for oferecido regularmente, seus efeitos serão ainda melhores.
Idealmente, consulte o veterinário antes de iniciar qualquer tipo de suplementação. Assim, ele poderá montar uma dieta com a quantidade perfeita para o animal e a maneira mais adequada de fornecer o óleo, seja com uma ração especial ou em formato de cápsula.
Se não seguirmos as instruções do veterinário, podemos causar problemas intestinais no animal, o que seria contraproducente. No caso de animais doentes, colocaríamos a sua saúde em risco.
Com as indicações de um profissional, vamos garantir que o cão receba esse suplemento fantástico de maneira ideal e veremos uma melhora muito mais rápida. Tudo que podemos fazer ainda é pouco para melhorar a saúde dos nossos queridos animais de estimação.