Assim como os humanos, os animais também sofrem com a poluição urbana.

Assim como os humanos, os animais também sofrem com a poluição urbana.
A poluição urbana é um problema recorrente em várias cidades, principalmente nas grandes metrópoles do mundo. Esse “sufoco” prejudica a vida e gera medidas drásticas dos governos para diminuir as emissões de gases tóxicos.
Os animais domésticos, assim como os humanos, respiram diariamente o mesmo ar contaminado das grandes cidades. Cães, gatos, coelhos e entre outros sofrem com os efeitos das partículas finas e óxido de azoto, provocando ou agravando doenças respiratórias. Além disso, a exposição dos animais a esses poluentes favorece a aparição de cânceres e tumores.
Os cães acostumados a frequentar a rua com seus donos sofrem mais com a poluição, já que andam mais rente ao chão e seus focinhos estão na mesma altura dos escapamentos dos carros. Nesses animais, é possível observar os seguintes sintomas:
  • Tosse;
  • Espirros;
  • Prurido (Coceira).
No caso dos cães, uma saída é leva-los para passear em lugares arborizados, como parques e praças, além de preferir horários de menos exposição aos poluentes, como o nascer do dia ou à noite (fora dos horários de pico). Se o cão possuir idade avançada, procure caminhar em ritmo lento, para evitar a inalação de uma quantidade maior de partículas poluentes.
É válido lembrar que não é apenas nas ruas que devemos tomar cuidado com nossos animais. Dentro de casa, deve-se evitar o fumo, e também manter o chão e os móveis sempre limpos para evitar o acúmulo de poeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *