As Pelagens dos Gatos

As Pelagens dos Gatos
Vocês já se perguntaram quantos tipos de pelagem existem para gatos e o que determina as cores de cada um?!
Então esse post é para vcs!!!
Primeiro precisamos entender o seguinte: assim como machos e fêmeas, os gatos passam adiante os cromossomos X – que em duplas determinam as fêmeas; e os cromossomos Y – que determinam os machos.
Biologia básica: XX é fêmea, XY é macho.
Pois bem, cada gatinho tb possui um par de genes responsáveis pela cor de sua pelagem, um vindo da mamãe e outro do papai.
O que dá origem as belas tricolores são dois cromossomos X (um do pai e um da mãe) sendo um X acompanhado do amarelo, que é uma pelagem dominante geralmente ligada ao cromossomo Y (por isso a maioria dos loirinhos serem machos), e um X acompanhado do branco, que também é dominante.
Por este motivo, inclusive, um gato macho tricolor é raríssimo, menos de 1% dos animais desta pelagem são meninos e, quando são, tratam-se de uma anomalia cromossômica já que ele vão ter dois cromossomos X – que naturalmente determinariam o sexo feminino – e um cromossomo Y (XXY). Esta anomalia cromossômica que faz com que um macho seja tricolor também faz com que, via de regra, eles sejam estéreis.
Interessante, não?
Quanto a cores:
1 – Sólidos:
São as cores puras, sem nem um risquinho de tigrinho ou um pelinho de outra cor.
As cores puras são preto e vermelho – ou laranjas e amarelos, como costumamos chamar, mas eu particularmente nunca vi um vermelho sem ser tigrinho…
Das diluições destas cores temos outros padrões sólidos: o azul, que é o preto diluído e o creme, que é o vermelho diluído.
Existem variações raras de gatos sólidos, os chocolate (com diluição – Lilás) e os Cinnamon (com diluição Fawn).
2 – Escamas:
99% das vezes são Fêmeas.
São gatinhas de pelos pretos e vermelhos por todo o corpo e podem ser a diluição também, escaminhas de azul com creme, etc.
As escamas são bicolores e não tricolores.
3- Brancos:
Os brancos não se enquadram nos sólidos, por exemplo, já que sua coloração fica apenas na genética e não se traduz na pelagem. O branco é a ausência de cor.
Muitos dos gatinhos que são completamente brancos hoje, trouxeram uma manchinha na cabeça ao nascerem que mostra exteriormente a sua cor genética, mas esta manchinha tende a desaparecer com o tempo. Ou seja, o seu branquelo pode ser um belo de um pretolindo e vc não sabe!
O branco é dominante sobre todas as outras cores, porque pode mascará-las.
É muito comum os gatos totalmente brancos com olhos azuis serem surdos, mas não é regra.
4 – Tabby:
são os gatos listrados, rabiscados ou com algum padrão marcado em cores mais escuras. A maioria tem o M na testa e as patinhas e cauda são bem evidentemente listradas e regulares.
Os Tabby podem ser:
Classic – apresentam duas ou três linhas que acompanham a coluna dorsal nas laterais. É o padrão mais comum, embora sua determinância seja recessiva.
Mackerel – tigrinhos – listras que circundam o corpo todo – marcação dominante.
Spotted Tabby: pequenas manchas redondas ao longo do corpo, tipo as onças pintadas e os gatos da raça bengal.
Ticked Tabby: Gato pontilhado, quando as manchas não são definidas e se misturam ao longo de todo corpo.
5 – Fumaça:
São aquelas lindezas que são brancas no recheio e coloridas por fora, ou seja, porção interna dos pelos brancas e externa podendo serem pretos, etc.
Neste padrão tem a variação Shaded e não Shaded. E os Shaded podem ter bebês fumaça, mas os fumaça nunca um gatinho Shaded.
Nesta categoria entram tb os Chinchilas, que possuem olhos verdes ou cobre e 80% da pelagem branca, enquanto que os Fumaça ou Shaded possuem de 40% a 60% de branco.
6 – Golden:
Raros no mundo todo e pouco se sabe sobre eles, mas basicamente onde os amigos Fumaça, Shaded e Chinchilla possuem a pelagem branca, eles possuem dourada ou alaranjada. Os narizes são laranja de contorno preto e os olhos verdes ou cobre.
7 – Particolour:
Possuem as cores repartidas por pelos brancos, ou seja, são parte coloridos e parte brancos.
Os gatinhos podem ser particolour de preto e branco, de vermelho e branco, de tigre com branco, escamas com branco e suas diluições.
Nesta turma também entram as escamas com branco, que são denominadas Cálico Intensas, podendo ser bem manchadas e mescladas ou com separações de cores bem definidas.
Ou seja, os Particolours são bicolores ou tricolores.
8 – Colourpoint:
Sempre possuem olhos azuis e a coloração da sua pelagem aparece nas extremidados, ou seja, caudas, patas, orelhas e focinhos.
O restante do corpo é todo clarinho.
Os colourpoints podem vir associados a todas as outras cores e os mais comuns são os Seal Points – com extremidades pretas; Blue Points – extremidades azuis, os Cream Points – extremidades creme e os lindos e mais famosos Red Points – cm as extremidades vermelhas.
Nesta varidade também é possível encontrar as Escamas que são Seal Tortie Points e Blue Tortie Points – com extremidades mescladas de azul ou preto.
Outras características recessivas e dominantes:
– Recessivas:
Pequenas manchas brancas no peito e queixo
Clareamento do preto (preto>azul)
Clareamento do chocolate
Clareamento do cinnamon
Bobtail (cauda curta)
Cor sólida (sem tigrado)
Pêlos longos
– Dominantes:
Manchas brancas
Polidactilia (dedos à mais)
Ausência de cauda
Grisalho (ausência de cor na raiz do pêlo)
A cor dos olhos está relacionada as cores dos pelos – colourpoints e algumas raças como siameses e ragdolls possuem, via de regra, olhos azuis.
O restante das pelagens de gatos brancos ou manchados de brancos possuem olhos amarelos, cobre, verdes, azuis e até heterocromia – um olho verde ou amarelo e um azul.

Foto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *