Aprenda como tirar pulga de cachorro filhote

As medidas contra os parasitas devem começar desde cedo. Por isso, é importante saber como tirar pulga de cachorro filhote. Como os peludinhos ainda não possuem muitas defesas, estão ainda mais sujeitos às possíveis complicações!

 

 

Por sorte, se livrar das visitantes indesejadas não é muito complicado, só exige um pouco de atenção e força de vontade. Continue lendo e aprenda aqui como tirar pulga de filhote de cachorro.

Filhote pode usar antipulgas?

Quando o assunto é acabar com os parasitas, os famosos antipulgas são grandes aliados. Desenvolvidos por especialistas, esses produtos possuem eficácia comprovada e protegem os peludos de forma segura.

Entretanto, muitas vezes eles não são recomendados para cachorro filhote. A Dra. Tuany Fialho, médica-veterinária da Petz, explica que a concentração de certas substâncias, em alguns casos, pode incomodar o cãozinho.

Por isso, os antipulgas encontrados no mercado geralmente são recomendados apenas para pets acima de seis semanas. Assim, quando pensamos como tirar pulga de cachorro filhote, precisamos utilizar outros métodos.

Passo a passo de como tirar pulga de cachorro filhote

Como os pequeninos não podem utilizar antipulgas, vem a dúvida: como tirar pulga de cachorro filhote? Por sorte, essa tarefa é mais fácil do que parece. Seguindo alguns passos, será fácil proteger seu peludo!

1. Dê um banho com água morna

Um banho irá deixar os pelos do pet mais macios e maleáveis, prontos para os próximos passos. Entretanto, como os cachorros bebês ainda são frágeis, não é recomendado utilizar shampoos. Outro ponto de atenção é a temperatura da água. Ela deverá estar morna e agradável para o filhote!

2. Utilize um pente antipulgas

Com os pelos molhados, passe o pente antipulgas por todo o corpinho do pet, removendo tanto os parasitas como os ovos. Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra pentes específicos para cachorros, produzidos com o tamanho exato para deixar seu peludo seguro.

3. Mate as pulgas

Após retirar todos os parasitas vem uma tarefa nada agradável: matar as pulgas. Isso é importante, pois elas possuem uma capacidade incrível para se reproduzir. A melhor maneira é esmagando-as ou jogando água fervente.

4. Seque bem o filhote

Depois de todo banho é fundamental secar bem o amigo de estimação, de preferência com um secador, especialmente o filhote. Assim, você o deixa seguro de doenças e infecções.

5. Higienize o ambiente

Especialistas explicam que cerca de 90% dos parasitas estão no ambiente. Por isso, para se livrar desses visitantes indesejados, é necessária uma boa faxina! A vassoura e o aspirador ajudam, mas não deixe de lavar acessórios como caminha, roupas ou comedouros.

Esse é um método de como tirar pulga de cachorro filhote de forma segura e eficaz. Entretanto, se encontrar parasitas em seu pet, o mais indicado é buscar ajuda de um veterinário. Ele poderá recomendar tratamentos, além de verificar a saúde do peludo.

cachorro filhote com a língua para fora

Não esqueça de verificar os outros pets

Quando achamos pulga em cachorro filhote ou adulto, todos os peludos da casa devem passar por tratamento. As pulgas são bichinhos insistentes e com grande capacidade de reprodução!

Por isso, é importante cuidar de todos, principalmente caso o filhote viva com sua mãe e irmãos. Para a segurança dos pequeninos, verifique com um veterinário indicações de antipulgas para cachorras lactantes. Esses produtos são fabricados de forma segura para proteger tanto a mamãe quanto seus filhotinhos.

Quando usar antipulgas?

A aplicação do remédio de pulga para cachorro filhote é recomendada ainda nos primeiros meses. Os produtos mais tradicionais, como as pipetas, geralmente são indicados para pets de sete semanas ou mais.

Vale lembrar que esses acessórios sempre possuem indicação de idade, peso e tamanho do pet. Siga as recomendações do fabricante para deixar seu amigo protegido de forma segura!

A Dra. Tuany lembra ainda que há opções mais leves, que podem ser recomendadas para tirar pulga em filhotes de cachorro. “Os sprays são os mais indicados, pois possuem uma concentração mais baixa de substâncias”, explica. Em caso de dúvidas, procure orientação de um veterinário de sua confiança.

Outros cuidados com cachorro filhote

Não é somente em relação à pulga em filhote de cachorro que o tutor deve ficar atento. Os primeiros cuidados com um filhote envolvem outros passos muito importantes. A vacinação e a vermifugação, por exemplo, são procedimentos que devem ser realizados ainda na primeira semana.

Por isso, se você tem um cãozinho em casa, busque ajuda de um veterinário de sua confiança. Ele poderá realizar todas as medidas para manter seu amigo de quatro patas seguro e protegido!

cachorro filhote na rua

 

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *