CRASSULA CAPITELLA ” RED PAGODA” – SUCULENTA

Nome científico:  Crassula capitella
Muito cultivada em jardins rochosos, vasos e floreiras como planta de destaque por serem belas decorativas, a Crassula capitella ‘Campfire’ produz durante o Verão uma longa haste floral, com pequenas flores esbranquiçadas, deixando a planta ainda mais ornamental. Quando cultivada em conjunto com outras espécies de suculentas e cactos, a planta logo se destaca pelos tons de cores vermelhos bem chamativos.

A Crassula capitella ‘Campfire’ possui folhas verde-limão com as bordas avermelhadas, quanto maior exposição ao Sol, mais avermelhada fica, motivo pela qual ficou conhecida popularmente como Crássula Fogueira.

Originária da África do Sul em regiões de clima subtropical árido, chega a medir 30cm de altura e até 90cm de diâmetro. Prefere ambientes de sol pleno em regiões de clima ameno e à meia sombra em regiões de clima mais quente. São ótima opção para quem tem vontade de cultivar plantas ornamentais, mas não dispõe de tempo e dedicação para cuidados minuciosos.

Ficam muito bem em pequenos vasos tanto em ambientes internos (vasos ou diretamente no solo em jardins de inverno), quanto externos como beirais de janelas, jardineiras, sacadas, pequenos jardins, vasos largos, etc. Algumas espécies conforme crescem tendem a ficar pendentes ou preencher completamente o vaso onde estão, criando belos efeitos!  Como são extremamente ornamentais, podem ser arranjadas de inúmeras maneiras, seja compondo um ambiente com várias espécies ou sozinha num singelo vasinho! Não exigem cuidados específicos, apreciam pouca água, ficam bem tanto ao sol quanto à sombra, estão sempre bonitas e possuem ciclo de vida perene!

As suculentas preferem os climas quentes e secos. Porém é possível cultivar as suculentas em locais de clima de frio. Porém o que elas não aguentam são as geadas ou inverno úmido. Assim podem acabar apodrecendo. São necessários alguns cuidados a mais quando cultivadas nestes locais de baixa temperatura, como o controle e diminuição de regas, expor a suculenta a locais de mais claridade do local e protege-las das geadas.

Cultivar em local com boa luminosidade. Vasos baixos e largos, tipo bacia, são os mais indicados para valorizar ainda mais o cultivo de cactos e suculentas. A melhor composição de terra para este tipo de muda é a composição de um solo mais arenoso. Pedras e pedriscos também são indispensáveis para quem pretende cultivar esta planta, para auxiliar na drenagem da terra e ainda ornamentar o local.  A rega deve ser regular, de 2 a 3 vezes por semana nos dias mais quentes e 1 vez por semana durante os dias mais frios. Existem alguns adubos específicos para suculentas, a suculenta aprecia também um adubo orgânico e animal (como húmus de minhoca, farinha de osso). Também pode se usar uma farinha de casca de ovos, trituradas, ajudara a manter a sua suculenta saudável e forte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *