Os eclipses têm impacto direto no comportamento dos animais, que alteram suas rotinas com a mudança repentina de luz.
Um eclipse é um fenômeno celestial que acontece quando uma estrela interfere na passagem da luz da outra. Esse bloqueio parcial ou total é transitório, pois ocorre como consequência dos movimentos de rotação e translação das estrelas ao redor do sol. No caso do nosso planeta, isso acontece quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham no mesmo eixo.
Na superfície da Terra, esse fenômeno peculiar faz com que os animais modifiquem suas rotinas diante da mudança repentina da luz no espaço.
A noite repentina
De todos os movimentos do céu, talvez o que mais influencia o comportamento dos animais seja o eclipse solar. É comum ver que, ao cair de uma noite inesperada, várias espécies voltam para casa para dormir.
Isso ocorre porque os animais se guiam com base na quantidade de luz solar. Assim, as espécies ativas durante o dia estão prontas para descansar, ante uma noite inesperada.
Da mesma forma, os animais noturnos surgem repentinamente: os morcegos se espalham, os lobos uivam e as corujas voam enquanto outros dormem. Sabe-se até que algumas aranhas desfazem suas teias, como fariam no final de um dia normal.
Retorno às atividades
Da mesma forma, várias espécies aquáticas voltam às suas atividades, enganadas pela escuridão repentina. Em 2010, o Zimbábue registrou como os hipopótamos deixaram os rios para se alimentar da terra, sentindo a mudança na luz. No final do eclipse, eles desistiram de tentar e voltaram ao que estavam fazendo.
Assim como os hipopótamos africanos, várias espécies retomam suas atividades diurnas como se nada tivesse acontecido. Quando a ordem é restaurada, os pássaros cantam novamente e as criaturas das sombras voltam para suas casas.
E os eclipses solares
Os eclipses da Lua podem ser vistos quando ela está alinhada com a Terra e o Sol, de modo que o planeta fica situado entre eles. Assim, quando a Lua fica atrás da Terra; o planeta bloqueia os raios do Sol e faz com que um brilho avermelhado apareça em nosso planeta.
Naturalmente, também há consequências no comportamento dos animais. Por exemplo, um estudo descobriu que o Marikiná de Azara, uma espécie de primata noturno, para de procurar comida durante um eclipse lunar porque sua capacidade de ver é repentinamente desativada.