Nariz rachado em cães: causas e tratamento

A menor frequência de lambidas é uma das principais razões para o ressecamento nasal.

Às vezes, as doenças dos animais de estimação podem começar com alterações físicas. O nariz rachado em cães é um exemplo disso, daí a importância da observação e da posterior colaboração entre donos e veterinários.

Tanto pela crença popular quanto pela sua fácil visualização, o nariz dos cães é uma das características morfológicas mais analisadas pelos donos. Geralmente, um estado úmido do mesmo é associado a uma boa saúde.

No entanto, essa regra nem sempre é válida, pois a sua hidratação oscila diariamente, uma vez que ela está intimamente relacionada ao clima.

Diante de um nariz rachado, mais espesso ou até mesmo com sangramento ocasional, é aconselhável consultar um especialista para uma melhor avaliação.

Causas inofensivas do nariz rachado em cães

O ressecamento excessivo e o consequente aparecimento de pequenas rachaduras no nariz dos cães podem ocorrer por causa de uma infinidade de fatores. Por isso, antes de se preocupar, é interessante saber quais são os mais comuns.

Entre as causas comuns está a menor frequência de lambidas. Embora a maioria dos donos ignore este fato, uma das principais razões pelas quais os cachorros têm o nariz molhado é o seu hábito de lambê-lo.

Assim, nos momentos em que há menos oportunidade de fazer isso, como durante uma soneca longa, por exemplo, essa área ficará mais seca.

Cachorro tomando sol

A incidência direta do sol ou a exposição prolongada a uma fonte de calor podem contribuir para a desidratação.

Quando as razões por trás do nariz rachado se relacionam a fatores não patológicos, o melhor a fazer é deixá-lo voltar ao seu estado natural. Geralmente, o cão tende a voltar a lamber quando sente o ressecamento.

Fazer uma lavagem diária adequada costuma ser suficiente. A lavagem local do nariz pode ser incômoda se for feita com uma mangueira. Por isso, o melhor a fazer é usar uma esponja ou pano úmido para umedecer a área. Deve-se evitar o uso de talco ou sabões que possam irritar e piorar os sintomas.

 

Adubo para Grama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *