Bacurau-tesoura

Bacurau-tesoura
O bacurau-tesoura é um Caprimulgiforme da família Caprimulgidae. Também conhecido como curiango-tesoura.
Tem como sinonímia Hydropsalis brasiliana.
Nome Científico
Seu nome científico significa: do (grego) hydro = água; e psalis = tesoura; e do (latim) torquata, torques = com colar, com colarinho, colar. ⇒ Tesoura d’água com colar.
Características
Mede cerca de 40 centímetros de comprimento(macho adulto), onde a cauda toma mais de 2/3 deste total.O macho adulto normalmente apresenta um colar nucal de cor ferrugena. A fêmea tem por volta de 27,5 centímetros. Sua longa cauda tem a forma de tesoura. Emite um finíssimo “tzig” voando e o canto é uma sequência prolongada de “zip…”, um pio por segundo.
Subespécies
Possui duas subespécies reconhecidas:
Hydropsalis torquata torquata (Gmelin, 1789) – ocorre do sul do Suriname até a Amazônia e leste do Brasil, e no leste do Peru;
Hydropsalis torquata furcifer (Vieillot, 1817) – ocorre do sul do Peru até o leste da Bolívia, sul do Brasil, Uruguai, Paraguai e região central da Argentina.
Indivíduos com plumagem albina
O que é albinismo?
O Albinismo se caracteriza pela perda total dos pigmentos, tanto da melanina quanto dos carotenóides, podendo ocorrer em todo o corpo ou em partes dele. Diferentemente do leucismo, onde apenas as penas perdem a coloração, o indivíduo albino apresenta-se com coloração branca, bico e patas mais claros e os olhos, por não possuírem coloração, apresentam a cor vermelha dos vasos sanguíneos. Um indivíduo albino possui baixa resistência, principalmente ao sol, apresentando visão mais fraca e, às vezes, fotofobia.
Resultado de imagem para bacurau tesoura albino
Alimentação
É exclusivamente insetívoro. Parte do solo em voo curto para capturar o inseto e pousa imediatamente. É grande devorador de mariposas.
Reprodução
Não faz ninho, mas a fêmea põe 2 ovos bem camuflados diretamente sobre a terra. O casal choca em revezamento. Na época de reprodução, os machos quando estão pousados no solo emitem um tamborilado através do bater da cauda
Hábitos
Vive na beirada da mata, campos e cerrados. Adapta-se também às cidades, já tendo sido observado nos telhados do Rio de Janeiro. É ave noturna. Durante o dia fica pousado imóvel no chão ou longitudinalmente sobre galhos baixos de árvores, em perfeita camuflagem.
Distribuição Geográfica
Do sul do rio Amazonas até o Rio Grande do Sul, e também no Peru, Paraguai, Argentina e Uruguai.

 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *