Quiuí , como plantar? qual é o melhor adubo?

Quiuí , como plantar? qual é o melhor adubo?
O kiwi (QUIUÍ) é um fruto de origem oriental, que cresce como arbusto escandente. Seus frutos surgem entre 3 e 5 anos após o plantio. Esta é uma planta altamente produtiva que vai de dar deliciosos frutos muito saudáveis.
As variedades de kiwi que encontramos à venda são originárias, na sua maioria, da Actinidia deliciosa e, em menor quantidade, da Actinidia chinensis. Existe kiwi de flores masculinas e kiwi de flores femininas assim como também, o kiwi de flores hermafroditas, duas variedades da Actinidia chinensis, a Jenny e a Solo.
Com essa diversidade, para ter kiwi no jardim e obter frutos viáveis você precisará de ter uma planta macho e outra planta fêmea, das variedades mais comuns no mercado. Esta é uma planta polinizada por abelhas.
Como plantar seu kiwi
Você pode plantar o kiwi aproveitando as sementes de uma fruta que comprou porém, terá que plantar o kiwi com estacas. Vamos ver as duas formas, a seguir:
Semeando kiwi
Retire as sementes do miolo de um kiwi bonito que tenha o sabor que você mais gosta. Lave as sementes em uma peneira, debaixo da água da torneira e coloque as sementinhas para secar em um papel toalha. Depois de secas, ponha as sementinhas (com o papel toalha) dentro de um pote plástico, na geladeira, e feche bem.
As sementes deverão brotar entre os 7 e os 20 dias depois. Após brotadas, separe as sementes (cortando o pedaço de papel toalha em volta delas) e coloque-as nos cubículos da bandeja de germinação, onde você já deverá ter colocado a terra preparada. Mantenha a bandeja com a terra bem úmida. Quando as plantinhas estiverem com 10 cm de altura, transplante-as para os vasos ou canteiros.
Reproduzindo kiwi por estaquia
Você deverá ter estacas de ramos de kiwi que tenham sido cortadas próximo ao caule principal que tenham, pelo menos duas folhas inteiras. Mergulhe as estacas de kiwi em um líquido enraizador (Pode se usar o Hormônio AIB, aqui no site mesmo tem a venda) e, em seguida, na terra úmida da bandeja de germinação ou em vasos pequenos. Quando começarem a aparecer as primeiras gemas (brotos verdinhos), retire com cuidado para não machucar as raízes e transplante as estacas para o local definitivo ou vaso grande.
O kiwi é uma planta de região de temperatura amena, subtropical porém é bastante resistente às variações de temperatura, tanto para o frio quanto para o calor.
Escolha um lugar sombreado para ter suas mudas de kiwi, onde não bata sol direto e onde os ventos corram suaves – ventos fortes derrubarão as flores de kiwi prejudicando a produção de frutos.
O kiwi é uma planta que se enrola em suportes sejam estes feitos especialmente para este fim ou sejam muros, telhados, e outras árvores.
Conforme o seu kiwi for crescendo, ajude seus ramos a encontrarem os apoios necessários. Uma boa ideia é você construir uma pérgola, ou plantá-lo ao lado de um muro (e compartir frutos e flores com seu vizinho, claro).
A irrigação do kiwi
O kiwi gosta de água. O ideal é você regar semanalmente ou até com maior frequência, na estação seca. Para você ter uma ideia de quanta água o kiwi precisa, saiba que, para um vaso de 20 l de terra com um pé de kiwi plantado você deverá oferecer 10 l de água a cada rega.
Kiwi e doenças
O kiwi é bastante resistente a doenças de todos os tipos. Eventualmente, seu pé de kiwi poderá ser atacado por pulgões porém, será fácil evitá-lo usando algum dos métodos biológicos de que já falamos em outros artigos.
Mudas de kiwi
Mas, claro que você poderá optar por comprar duas mudas já formadas de kiwi, uma fêmea e uma macho, que estejam próximas da época de frutificação. Serão mais caras porém o resultado e benefício será muito mais rápido.
ADUBAÇÃO
O  Quiuí, é bastante exigente em adubos, sem  o fornecimento adequado de nutrientes a planta não produz frutos e enche de pragas e doenças.

Existe pessoas que gostam de adubo orgânico, se você é uma delas clique aqui e saiba mais sobre o adubo orgânico para quiuí

E também existem pessoas que preferem o adubos químico composto, se você prefere, clique aqui e saiba mais sobre o adubo químico composto para quiuí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *