Saiba tudo sobre Cães da raça Dálmata

Saiba tudo sobre Cães da raça Dálmata
Grupo: 6 – Farejadores e Raças Relacionadas
Porte: 3 – Raças Relacionadas sem teste de trabalho
Machos: entre 56 e 62 centímetros/entre 18 e 27 quilos
Fêmeas: entre 54 e 60 centímetros/ entre 18 e 27 quilos
Tipo de pelo: curto, brilhante, duro e denso
Temperamento: digno, inteligente, agradável, amigável e leal
Expectativa de vida: 13 a 16 anos
Escala de 1 a 5
Para tutores de primeira viagem: 3
Energia: 5
Inteligência: 4
Facilidade de adestramento: 3
Como cão de guarda: 2
Adapta-se ao calor: 4
Adapta-se ao frio: 3
Adapta-se bem à vida em apartamento: 2
Necessidade de atividades físicas: 5
Fica bem sozinho: 3
Relacionamento com a família: 5
Relacionamento com crianças: 4
Relacionamento com estranhos: 3
Tendência a latir: 2
Tendência à obesidade: 4
Cão de médio a grande porte. Possui pelo curto, denso, liso, duro e brilhante. A cor padrão é o branco e as manchas tradicionais podem ser pretas ou marrons. Estas manchas são bem definidas e distribuídas por todo o corpo do animal. Os olhos são marrons, variando do tom mais escuro ao âmbar. A cauda é longa e geralmente também manchada. É forte e musculoso.
Uma das raças mais bonitas do mundo, popular por sua aparição no clássico “101 Dálmatas”, o Dálmata tem origem desconhecida e foi reconhecido pela AKC em 1888.
O nome vem de Dalmatia, uma província na costa oriental do Mar Adriático, onde hoje está localizada a Croácia. Viajaram com ciganos e bandos de nômades e entre seus ancestrais é provável que estejam o Dogue Alemão manchado e o Pointer.
O Dálmata teve diversos empregos durante sua vida, sendo usado como cão de briga, pastor, tração e até de circo. Se destacou em dois: cão de carruagem na Inglaterra Vitoriana, que limpava o caminho antes dos cavalos e andava ao lado da carruagem para evitar ataques de outros cães; e cão bombeiro, guardando o equipamento e até socorrendo pessoas de incêndios.
Hoje, o Dálmata é uma das raças mais conhecidas e queridas do mundo, cuja função principal tem sido a de cão de companhia ou de exposição.
Características
Sociável, amoroso, amigável e brincalhão, é um ótimo cão de companhia para a família. Adora crianças e estar próximo ao dono. E ativo, veloz, alerta e resistente. Inteligente e autoconfiante, pode se sentir o dono da casa, se o dono não tiver voz ativa e comando. Convive bem com outros animais. Esta raça demanda muita atenção, então é recomendada para quem tem tempo e gosta de se exercitar com o cão. Quando filhote, precisa de doses ainda maiores de atividade para gastar energia.
Cabeça em forma de prisma e sem rugas, sendo o crânio mais amplo entre as orelhas;
Focinho reto, com nariz grande e da cor das manchas e mandíbula bem desenvolvida e forte;
Olhos ovais e de acordo com a cor das manchas;
Orelhas grandes, penduradas e posicionadas bastante alto; elas devem ser manchadas, e não de uma cor só;
Pescoço forte e longo, afilando-se para a cabeça;
Corpo retangular, forte, musculoso e manchado;
Cor branca com manchas pretas ou marrom;
Cauda em forma de sabre e igualmente manchada;
Movimento elegante.
Cuidados básicos
A raça possui muita energia e precisa de exercícios diários, seja um passeio ou correr e brincar num quintal. Solta bastante pelo durante todo o ano, mas a escovação semanal ajuda a retirar os pelos mortos e diminui a queda. Este cão tem tendência a ter pedra no rim e alergias a fibras sintéticas. O índice de surdez na raça é em torno de 10%, portanto é importante realizar testes auditivos antes de adquirir um filhote.
O Dálmata precisa de treinamento ainda filhote para que as regras sejam estabelecidas. É altamente inteligente e aprende rápido, mas precisa de uma mão firme e consistente para que não tome as rédeas da casa. A abordagem deve ser positiva e com recompensas para o bom comportamento.
Essa raça é altamente enérgica e ativa e precisa de muito mais do que um passeio diário na coleira. Corridas, jogos, mergulhos e demais atividades que mantenham o cão ativo serão positivas. Uma casa com quintal grande e espaçoso, onde ele possa praticar exercícios e se divertir durante o dia, é o ideal para a raça. Ausência de exercícios pode tornar seu cão destrutivo.
Apesar de precisar de espaço, o Dálmata precisa de carinho e atenção e se dá melhor vivendo dentro de casa. Gosta de estar junto da família e participar das atividades da casa, sendo muito companheiro de seus tutores.
Crianças menos de 6 anos podem se machucar ao brincar com esse cão – não porque ele seja agressivo, e sim porque é muito forte. Quanto ao pelo, escovação frequente ajuda a remover os pelos mortos.
Alimentação
A quantidade de ração varia de acordo com o peso e o tamanho do animal e pode ser encontrada nas embalagens.
Deve-se alimentar o cão de duas a três vezes por dia e manter água à vontade. Cães de grande porte consomem rações large breed.
A qualidade da ração é fundamental para a saúde do animal. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.
Até os doze meses, o Dalmata é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 90 a 340 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o cão é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 235 a 270 gramas/dia.
Espaço para criação
Não é indicado para apartamentos ou locais fechados, exceto se for levado para passear duas ou três vezes por dia. Precisa de um espaço para se exercitar e correr. Não é recomendado deixar este cão ao ar livre em temperaturas baixas.
Saúde
Os dálmatas costumam ser cachorros bastante saudáveis. Mesmo assim os donos precisam ficar atentos a qualquer mudança que for demonstrada pelo animal, eles costumam sofre com problemas como alergias e alguns mais comuns em portes maiores como a displasia do quadril.
Cuidados de prevenção da surdez também são necessários pela grande quantidade de exemplares idosos que apresentaram o problema.
Curiosidades
Por que ter um Dálmata?
Se à primeira vista o que chama a atenção no Dálmata são as manchas pelo corpo esguio e elegante, num segundo momento a agilidade dessa raça impressiona. São os companheiros ideais para quem pratica esportes, pois foram criados para serem corredores. Gostam de água, de corrida, de jogos de arremesso e qualquer esporte onde possam gastar sua energia infinita.
Mas ele também é um companheiro incrível para crianças, que podem se tornar suas parceiras de jogos. Com supervisão adequada, ele se diverte com os pequenos e não deixa ninguém parado, além de também se dar bem com outros animais de estimação – em especial os cavalos, a quem ele adora!
O Dálmata vai fazer de tudo para te agradar e gosta de atenção, sendo uma raça fácil de treinar. Tem um senso de humor único e é muito divertido, mas também está alerta e atento para tudo que acontece a sua volta, sendo um ótimo cão de guarda.
Por que não ter um Dálmata?
A energia do Dálmata não acaba nunca e exige um tutor que acompanhe seu ritmo. Adora correr, não importa onde – na rua, no parque, no quintal ou dentro de casa, destruindo tudo o que vê pela frente.
A falta de exercícios pode deixá-lo impaciente, o que consequentemente se transforma em destruição da casa. Isso porque ele vai precisar encontrar uma alternativa para descarregar sua energia. Ele também pode ser teimoso, característica que, aliada à sua agilidade e inteligência, fará com que ele se sinta o dono da casa.

Jardim Animal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *